NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA

Movimento Espírita de Parnaíba realizou Seminário sobre a Família e abriu a Campanha Viver em Família. O psicólogo espírita, Bernardo Pinto, abordou temas relacionados à família. A campanha prosseguirá por todo o mês de maio com a programação das Casas Espíritas voltadas para os problemas familiares à luz da Doutrina Espírita. O Movimento Espírita de Parnaíba é formado pelas seguintes instituições: A Caminho da Luz, Vida e Progresso, Perseverança no Bem, Caridade e Fé, Humberto de Campos, Chico Xavier e Semente Cristã.
Veja fotos do evento.

Com a palestra 'O Lar - Escola das Almas', proferida por Dora Rodrigues do Centro Espírita Semente Cristã, foi encerrada a Semana Espírita Chico Xavier.
SEMANA ESPÍRITA CHICO XAVIER

01 a 05 de abril de 2008

PROGRAMAÇÃO

o1.o4 - Recebimento de mensagens de espíritos Familiares
19:30h - Auditório do Centro Espírita Chico Xavier
Palestrante: Dario Calçada

02.04 - Chico Xavier. Um homem chamado amor
19:30h - Auditório do Centro Espírita Chico Xavier
Palestrante: Airton Alves

03.04 - Mereça ser feliz
19:30h - Auditório do Centro Espírita Chico Xavier
Palestrante: Katiane Cruz

04.04 - Centro Espírita: Escola e oficina de trabalho
19:30h - Auditório do Centro Espírita Chico Xavier
Palestrante: Francisco Daniel

05.04 - O Lar: A escola da alma
19:30h - Auditório do Liceu Parnaibano (Av. São Sebastião)
Palestrante: Dora Rodrigues

Parabéns ao Centro Espírita Chico Xavier pela belíssima programação do final de semana. Com certeza, Parnaiba ficou mais iluminada espiritualmente. Ganhou quem participou!
ENCERRAMENTO DA XVIII SEMANA ESPÍRITA HUMBERTO DE CAMPOS
Com a palestra: Atualidade do Espiritismo no século XXI, a Drª. Kátia Marabuco traçou um paralelo entre as descobertas científicas e os ensinamentos espíritas, levando ao público presente, informações esclarecedoras acerca da Doutrina Espírita. A sociedade parnaibana se fez presente a mais esse evento espírita, deixando claro que a mensagem espírita já faz parte do seu cotidiano e que, sempre que o Movimento Espírita se reune em torno de programação levada à sociedade, encontra o devido acolhimento.
Já no domingo, às 18:00h o encerramento no Cajueiro de Humberto de Campos, contou com o apoio da Secretaria de Cultura, na pessoa do Sr. Secretário Arlindo Leão, encaminhando a Banda de Música da Prefeitura que saudou os presentes com o Hino Nacional e o Hino da Parnaiba, além de um monólogo com o ator José Wilson, sobre Humberto de Campos. O momento foi marcado pelas homenagens dos dirigentes das Casas Espíritas que se pronunciaram sobre o sucesso da programação, a união das Casas Espíritas e a participação da sociedade, assim como, homenagens à Humberto de Campos.
Na ocasião solicitamos do Sr. Arlindo Leão, fosse incluida a Semana Espírita Humberto de Campos no Calendário de Eventos Culturais de Parnaiba, no que o Sr. Secretário afirmou que a partir de 2008, a Semana Espírita Humberto de Campos, constará no calendário de eventos culturais de Parnaiba.


Sábado – 19:30h - Auditório UFPI
Palestra: Atualidade do Espiritismo no Século XXI
Drª. Kátia Marabuco
Doutora em Medicina pela Universidade de São Paulo e especialista em Oncologia Cirúrgica e em Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Professora Catedrática Adjunta da cadeira de Cirurgia na Universidade Federal do Piauí. Formação em Terapia Regressiva a Vivências Passadas e em Psicologia Transpessoal. Presidente da Associação Médico-Espírita do Piauí. Autora de dois livros.


XVIII SEMANA ESPÍRITA HUMBERTO DE CAMPOS
22 A 28 DE OUTUBRO DE 2007

PARNAIBA - PIAUI

ATUALIDADE DO ESPIRITISMO NO SÉCULO XXI

22.10 Segunda-feira – 19:30h
Grupo Espírita A Caminho da Luz
S.O.S Planeta Terra

23.10 Terça-feira – 19:30h
Centro Espírita Semente Cristã
Sexualidade desvirtuada

24.10 Quarta-feira – 19:30h
Centro Espírita Perseverança no Bem
Suicídio: a porta falsa

25.10 Quinta-feira – 19:30h
Centro Espírita Humberto de Campos
A vida contra o aborto

26.10 Sexta-feira – 19:30h
Centro Espírita Vida e Progresso
Desencarnes coletivos

27.10 Sábado – 19:30h
Auditório UFPI
Atualidade do Espiritismo no Século XXI
Drª. Kátia Marabuco

28.10 Domingo – 18:00h
Cajueiro de Humberto de Campos
Momento artístico


TEATRO ESPÍRITA EM PARNAÍBA
Parnaíba receberá, pela primeira vez, o Grupo Espírita de Teatro Leopoldo Machado - LEMA, de Fortaleza, que irá apresentar as peças “Memórias de um Suicida” e "Louco é tu".O grupo Lema trabalha com o objetivo de difundir o Espiritismo através das artes cênicas e desta forma, tiveram a oportunidade de apresentar suas peças em vários estados do país. Memórias de um Suicida, que tem a direção de Reginauro Sousa já foi apresentada em Teresina, com grande sucesso de público. A apresentação em Parnaíba está marcada para o dia 06 de Outubro de 2007, no Teatro SESI, em frente à Pró Médica, em uma única sessão, com arrecadação destinada ao Centro Espírita Chico Xavier, em Parnaíba.
Fonte:http://mocidadeemanuel.blogspot.com

LIVRARIA ITINERANTE CHICO XAVIER A livraria funciona no interior de um ônibus totalmente adaptado à função, iluminado e climatizado para melhor atender os visitantes. Otrabalho itinerante da livraria iniciou-se em 1996 e desde então já percorreu 726 cidades das 5 regiões do país. Aqui no Piauí encontra-se desde 17 de agosto encantando o público de Teresina e como propósito de percorrer todo o estado do PI estará em Parnaiba de 5 a 9 de setembro, no Ideal Center, Av. São Sebastião e de 10 a 15 de setembro na Praça da Graça.














Caminhada Brasil sem aborto
A caminhada aconteceu dia 1º. de setembro, às 9:00 horas da manhã, saindo da Esplanada da Estação até a Praça da Graça, local da concentração. A caminhada é um manifesto do Movimento Espírita de Parnaiba contra a aprovação da lei do aborto em nosso País. Presente à caminhada companheiros da Federação Espírita Piauiense: Presidenta Rosa Maria, Osmarina, Gracinha e companheiros do Movimento Espírita de Parnaiba.

JORNADA MANUEL ALFREDO
Dia 1º de setembro, após a Caminhada Brasil Sem Aborto, às 15:00 horas, no Centro Espírita Humberto de Campos, acontecerá um encontro de Dirigentes e Coordenadores de Atividades das Casas Espíritas de Parnaiba, com a Presidenta da FEPI, senhora Rosa Maria e membros da Fepi. O encontro faz parte da programação que se realiza todo ano no Piaui. Na ocasião, será feita apresentação do novo livro Orientação ao Centro Espírita às Casas Espíritas, assim como serão tratadas questões que dizem respeito ao Movimento Espírita do Piaui e as ações da nova diretoria da FEPI. Antecedendo a este momento, já na sexta-feira será realizada palestra no Centro Espírita Vida e Progresso por membro da comitiva.

Audiência Pública sobre a Legalização do Aborto na Assembléia Legislativa


Nesta terça-feira (28/08), haverá audiência pública sobre a legalização do aborto, às 15h, na Assembléia Legislativa do Estado do Piauí. A audiência foi sugerida pela Presidente da Federação Espírita Piauiense, Rosa Araújo, que tem se destacado no Piauí na luta contra a legalização do aborto. Toda a sociedade pode participar da audiência, onde haverá espaço para troca de idéias e debate sobre o assunto.
Fonte:www.180graus.com/espirita


CAMINHADA BRASIL SEM ABORTO EM PARNAIBA

1º de setembro - 9:00 horas da manhã
Saída: Esplanada da Estação
Concentração: Praça da Graça
Não queremos a legalização do aborto no nosso País, somos a favor da vida.

BRASIL SEM ABORTO
"Se os espíritas soubessem o que é o Espiritismo, o Movimento Espírita no Brasil seria outro".
Herculano Pires

"A Casa é importante, mas a Causa é mais importante do que a Casa".


Chico Xavier

Sentimos a falta dos companheiros do Movimento Espírita nesse momento tão importante.

Cenário da Praça da Graça, 17:00h - Marcha Brasil Sem Aborto

O pequeno grupo que se reuniu na Praça da Graça em sintonia com a manifestação que acontecia em Brasilia na Esplanada dos Ministérios na Marcha Brasil Sem Aborto, em prece, pediu a Deus pela iluminação daqueles que se encontram com a responsabilidade de votarem projeto legalizando o aborto no Brasil. Que fossem envolvidos pelas vibrações de todos os brasileiros que naquele momento em prece pediam pela NÃO-LEGALIZAÇÃO DO ABORTO NO BRASIL e não votassem essa lei. Essa foi a manifestação do Movimento Espírita de Parnaiba.

Daniel, Dario, Rosário Lira e Dora Rodrigues se pronunciaram a respeito do aborto e da vida na visão da Doutrina Espírita e dos ensinamentos de Jesus.

Sabemos que o que fizemos foi muito pouco, mas temos a consciência de que fizemos a nossa parte. Que as vibrações daquele momento possam ter se somado aos sentimentos dos companheiros que se mobilizaram em todo o Brasil.
"Sabemos que de nós mesmos nada podemos, mas o Senhor nos fortalecerá"
Paulo

Hélio e Marta companheiros da FEB com muito carinho, realizaram um excelente trabalho durante o sábado e domingo, 11 e 12 de agosto, na FEPI, trazendo esclarecimentos ao espíritas do Piaui no que diz respeito a Mediunidade e Reuniões Mediúnicas. Também trouxeram notícias do EADE - Estudo Avançado da Doutrina Espírita, para aqueles que já concluíram o Esde e querem um aprofundamento maior do Espiritismo.
O evento contou com a participação das Casas Espíritas de Teresina e do interior, com excelente público em todos os momentos.
Parabéns à equipe da Fepi, na pessoa da sua Presidenta Rosa.



Feira do Livro Espírita em Parnaíba
Será realizada em Parnaíba/PI, na Praça da Graça (Centro), uma Feira do Livro Espírita. A Feira acontecerá de 30/07 a 04/08, das 8 às 17h. Os livros serão vendidos a preços promocionais. Confira!



Mostra "Chico Xavier" retornará a Teresina
Confirmada a II Mostra "Chico Xavier", a ser exposta no Teresina Shopping, nos dias 17 a 26 de agosto. A exposição esteve em Teresina ano passado, com grande sucesso, e vem percorrendo várias cidades do Brasil, levando um pouco da história de Chico Xavier, artigos de jornais, documentos históricos, objetos pessoais etc. Este ano, a Mostra será coordenada pela Federação Espírita Piauiense, que está elaborando também uma programação cultural para ser apresentada no local do evento.

30 de junho de 2002 Desencarna o médium Francisco Cândido Xavier
Com 92 anos desta vida terrena, em que desenvolveu importante atividade mediúnica e filantrópica, e após grave pneumonia sofrida durante o ano de 2001, de que se recuperara, desencarnou em Uberaba, onde residia, no início da noite (19:30h). A causa do desencarne foi uma parada cardíaca, tendo sido atendido pelo médico Eurípedes Tahan Vieira.

"Muitos companheiros espíritas nunca puderam entender o meu contato com o povo; preferiam que eu ficasse apenas na mediunidade, na produção de livros... Ora, se me fosse dado escolher entre a tarefa da mediunidade com os livros e o serviço da mediunidade com os sofredores, pois também me considero um espírito sofredor, ficaria com aqueles que me consolariam com as suas dores, dores semelhantes àquelas que eu também sinto ... De modo que, embora respeite profundamente a opinião dos confrades, fico com a minha necessidade espiritual. Deus me livre da solidão de um gabinete, onde apenas os espíritos me fizessem companhia..."

"Um dia, perguntei a Emmanuel o que aconteceria, caso a mediunidade me subisse à cabeça... Ele me disse: _ Se você tem, eu não tenho vocação para vedete; você ficará com outros espíritos habituados ao palco, procurarei outro médium ou tratarei de reencarnar... "

"Sinceramente, não consigo entender os companheiros de mediunidade que anseiam por qualquer tipo de promoção pessoal, todos eles me merecem o maior respeito, mais eu não vejo na condição de médium qualquer predicado que nos diferencie... Na história do Espiritismo, os médiuns sempre foram chamados a maior cota de sacrifício; Allan Kardec foi testado de todas as maneiras - dinheiro, vaidade, ingratidão dos amigos, calunias... Se com ele foi assim, conosco não poderia ser diferente, não é?! O médium que não se vê constantemente testado, deve começar a desconfiar... Médium bom é o que apanha - apanha calado e não pára de trabalhar!..."

"Nunca atravessei um dia sem luta... Quando coisas corriam muito bem para mim, eu podia esperar _ no final da tarde, ou da noite, aparecia o problema... Mas, eu nunca pude me dar o luxo de ficar choramingando. Emmanuel dizia: _ Chico, o médium tem que deixar o problema de lado; o médium que não aprende a esquecer e seguir adiante, que não remove de dentro de si mesmo os obstáculos compromete o trabalho... Então, eu tinha que sofrer calado, não dando mais que dois ou três minutos de atenção ao aborrecimento..."

"A prece, para o homem, deve ser uma fonte de inspiração para o trabalho; ele deve procurar na oração as forças para agir, porque, sem dúvida, a fé sem obras, no dizer de Emmanuel, não passa de uma flor arficial sobre a mesa..."

"Certa vez, um repórter me perguntou se eu estaria disposto a começar tudo outra vez... É claro que recomeçaria. Para mim, a mediunidade na Doutrina Espírita tem sido uma alegria. O que eu não sei é se os Espíritos Amigos estariam dispostos a recomeçar comigo... As minhas imperfeições são tantas! Creio que tenho dado a eles, os Espíritos Benfeitores, mais trabalho, ou seja, eles têm tido mais trabalho, ou seja, eles têm tido mais trabalho comigo do que eu propriamente tenho trabalhado com eles..."


* * *

JASON DE CAMARGO Autor do livro - Educação dos sentimentos

Bacharel em Química e Licenciado em Química, Física e Matemática.
Realiza conferências em vários Estados brasileiros

Dora Rodrigues: Por que Educação dos sentimentos?
Jason de Camargo: Porque é a solução dos problemas humanos. Sem a educação dos sentimentos, o homem se perde naquele manancial apenas intelectual e mais árido. Jesus, numa conversa com Tiago, disse: Tiago, os homens não são felizes, porque estão aprendendo apenas a pensar. O homem, Tiago, será feliz, quando aprender a sentir. Então, a educação dos sentimentos nos possibilita justamente esse processo de felicidade humana. Senão, há um desequilíbrio entre a razão e a emoção; entre a educação racional e a moral. Educação dos valores. O homem só é feliz, quando atinge esses valores. Tem o conhecimento, mas também, os valores morais com ele desenvolvidos, porque o psiquismo humano tem várias funções psicológicas: tem inteligência, instintos, mas tem também as emoções e os sentimentos. Então, a educação só é integral, quando ela privilegia todos esses elementos, não apenas a inteligência, mas também os valores, os sentimentos que dão o equilíbrio psicológico, e o indivíduo adquire a plenitude da sabedoria e da paz.
Dora Rodrigues: Eu li no seu livro que, atualmente, esse tema 'Educação dos sentimentos', faz parte da proposta de qualificação do trabalhador em sua região. Fale um pouco sobre isso!
Jason de Camargo: Acontece primeiro que, nós entramos na Doutrina Espírita e a Doutrina Espírita precisa entrar dentro de nós.Allan Kardec, quando aborda a questão da educação diz que, a educação racional cresceu, se desenvolveu, porque houve investimentos nessas áreas: da didática, da pedagogia, dos recursos. E que, se a educação moral não teve esse avanço, é porque não foi devidamente trabalhada; então, o trabalho voltado também para a educação moral, é que irá completar e oferecer uma consciência realmente espírita. Porque o Espiritismo só cresce com a união dos espíritas. E nós, só teremos espíritas mais unidos, com seus sentimentos mais burilados. Daí, a importância do trabalhador, porque quando nos juntamos num Centro Espírita, é imprescindível que não se leve apenas a Doutrina em nível de conhecimento; mas também, as vibrações que devem existir dentro do Centro, e essas vibrações auxiliam a milhares de pessoas encarnadas e desencarnadas. E só teremos vibrações de alta magnitude, com os sentimentos.
Dora Rodrigues: Então, essa proposta da Educação dos Sentimentos deveria ser uma proposta para o grupo trabalhar-se internamente?
Jason de Camargo: Nós que viajamos pelo Brasil, observamos hoje em quase todos os Estados brasileiros que, o livro 'Educação dos Sentimentos' está sendo estudado em grupos de estudos. Estão fazendo estudo dessa obra, justamente, para que o Centro comece a atuar nessa área, tenha mentalidade voltada para os valores morais, para a fraternidade, a solidariedade. Então, é importante que se trabalhe, " isso a gente vê no Brasil". As Casas estão estudando a obra pelos benefícios que ela trás para o indivíduo, e para o Centro que ele atua.



* * *
Rosa maria Araújo, Presidenta da Federação Espírita Piauiense.

Dora Rodrigues: Qual a importância da Campanha "Viver em Família" para o Movimento Espírita?
Rosa Maria Araújo: A Campanha Viver em Família é da maior importância, porque nós espíritas que sabemos trabalhar os valores da família, fazemos um resgate desses valores que desapareceram, trabalhando os jovens, os filhos desde a infância, os adultos, e também as pessoas da terceira idade.Nós espíritas, devemos fortalecer esses valores sobretudo na família. Não somente a família espírita, mas a família que constitui a humanidade, construindo a paz para todos.
Dora Rodrigues: De que forma a Campanha está sendo realizada na capital e no interior?
Rosa Maria Araújo: A Campanha é realizada na capital, através de seminários, de palestras educativas, de trabalhos continuados na Federação Espírita Piauiense. Nós assistimos às famílias, toda quarta-feira; com palestras, passes e atendimento a dificuldades e necessidades, não só no Atendimento Fraterno, mas também, fazendo o encaminhamento naquilo de que necessitam.


* * *
ANIVERSÁRIO DO GRUPO ESPÍRITA A CAMINHO DA LUZ

O Grupo Espírita A Caminho da Luz, comemorou 15 anos de atividade, hoje, dia 11 de junho. O aniversário em verdade é dia 12 de junho.
Com muito prazer lá estivemos realizando a palestra - Justiça Divina e agradecemos aos amigos Lúcia e Darival pelo convite.
Acompanhamos o nascimento desta Casa e das dificuldades enfrentadas pelo casal. Perseverantes, levaram adiante a tarefa, como um compromisso que se impuseram e do qual jamais desertaram, apesar das dificuldades vivenciadas.
O Grupo A Caminho da Luz, faz parte do Movimento Espírita de Parnaibano e é mais um ponto de luz em Parnaiba, levando consolo e esclarecimento, aos necessitados de toda ordem.

Parabéns!



Educação dos sentimentos foi o tema da palestra realizada por Jason de Camargo, por ocasião da abertura do Seminário da Família no Piaui.

Composição da mesa: Membros da Federação Espírita Piauiense, representantes das Casas Espíritas de Parnaiba e o orador da noite, Jason de Camargo.


Dia 8 de junho de 2007
Visita a Praça do Cajueiro de Humberto de Campos, por ocasião da visita de Jason de Camargo à Parnaiba para realização da abertura do Seminário da família no Piaui.

Rosa Maria Araújo Presidente da Fepi
Ornálio Monteiro Vice-Presidente da Fepi
Cel. Lucimar Presidente do Conselho Deliberativo da Fepi
Jason de Camargo autor do livro Educação dos Sentimentos
Dora Rodrigues - Centro Espírita Semente Cristã



PALESTRA EDUCAÇÃO DOS SENTIMENTOS

JASON DE CAMARGO

Autor do livro - Educação dos sentimentos
Bacharel em Química e Licenciado em Química, Física e Matemática.
Realiza conferências em vários Estados brasileiros

8 de junho Sexta-feira 19:30h
Auditório da UESPI – Av. N. S. de Fátima
Realização: Movimento Espírita de Parnaiba

Aconteceu neste sábado (19/05), às 18h, a Campanha em Defesa da Vida, promovida pelo Movimento Espírita de Parnaíba com o Seminário no Auditório da UFPI, onde o tema aborto foi abordado na visão evangélica pelo Pr. Ricardo Sena (1ª Igreja Batista), na visão católica pela Irmã Gilza Mota (Coordenadora do Curso de Bacharelado em Teologia Moral), na visão espírita pela expositora Dora Rodrigues, na visão jurídica pelo Dr. Emmanuel Rocha Reis e na visão médica pelo Dr. Valdir Aragão.
Participaram do evento cerca de 500 pessoas, superando a capacidade do auditório e colhidas centenas de assinaturas contra a "lei do aborto". Todo o evento foi filmado e será disponibilizado em DVD pelo Movimento Espírita de Parnaíba em breve.







































































































































































































Comentários

sidonio disse…
é muito ver e saber que o semente cristã está crescendo. brevemente estarei de volta a casa e tentando ajudar nos trabalhos desta instuição tão importante para a comunidade parnaiban.
flavio sidonio.

Postagens mais visitadas