A TERAPIA ESPÍRITA

ATENDIMENTO FRATERNO
Vivemos numa sociedade que padece conflitos psicossociais, socioeconômicos e comportamentais cujos indivíduos têm necessidade de fazer catarse.Os Espíritos da seara do Cristo, no desempenho de sua tarefa de amparo aos necessitados, encaminham das ruas, dos bares, dos ambientes de serviços tumultuados, dos lares em desequilíbrio, os irmãos atormentados e seus atormentadores para as organizações religiosas mais próximas na esperança de que ali sejam auxiliados nas suas dificuldades.
O ATENDIMENTO FRATERNO CONSISTE EM:
Receber fraternalmente a pessoa que busca o Centro Espírita;
Conceder-lhe, orientações e estímulos de que esteja necessitando, oferecendo-lhe noções doutrinárias;
Encaminhá-la, posteriormente, às atividades mais adequadas a suprir as suas necessidades.
O objetivo do Atendimento Fraterno é libertar a pessoa do problema que a aflige. Atendê-la de tal forma que, ao sair, leve para casa um outro programa, em vez de novas dúvidas e novos questionamentos.
"Se me amas, apascenta as minhas ovelhas" Jesus

ÁGUA FLUIDIFICADA
A água fluidificada é um recurso frequentemente utilizado nas casas espíritas para complementar o tratamento através dos passes. Embora muitos centros espíritas ofereçam um copinho de água ao público após o passe, a utilidade da água fluidificada se verifica em casos de maior necessidade onde, por exemplo, o assistido é incapaz de se manter em equilíbrio espiritual pelo tempo necessário até a próxima sessão de passes. Via de regra, as pessoas não precisam tomar água fluidificada, pois os fluidos recebidos através do passe e das vibrações, ou simplesmente pelo próprio fato de estarem presentes em um ambiente harmonioso, são suficientes para ajudá-las a se manterem em equilíbrio.  Água fluidificada - A água pode ser fluidificada de modo geral, em benefício de todos; todavia, pode sê-lo em caráter particular para determinado enfermo, e, neste caso, é conveniente que o uso seja pessoal e exclusivo. Considerando o problema dos méritos individuais, os recursos dos guias espirituais nessa esfera de ação podem independer da presença de médiuns curadores, bem como de reuniões especiais. Emmanuel Para o Espírito Bezerra de Menezes, "A água, em face da sua constituição molecular, é elemento que absorve e conduz a bioenergia que lhe é ministrada. Quando magnetizada e ingerida, produz efeitos orgânicos compatíveis com o fluido de que se faz portadora".MICHAELUS (1989) afirma que os efeitos produzidos pela água magnetizada são múltiplos, às vezes até absolutamente opostos; alternativamente tônica ou laxativa, a água magnetizada fecha ou abre as vias de eliminação, segundo as necessidades do organismo.
O PASSE
Jesus impunha as mãos nos enfermos e transmitia-lhes os bens da saúde. Seu amoroso poder conhecia os menores desequilíbrios da Natureza e os recursos para restaurar a harmonia indispensável. Atualmente, no Cristianismo redivivo, temos, de novo, o movimento socorrista do plano invisível, através da imposição de mãos. Os passes, como transfusões de forças psíquicas, em que preciosas energias espirituais fluem dos mensageiros do Cristo para os doadores e beneficiários, representam a continuidade do esforço do Mestre para atenuar os sofrimentos do mundo.“
(...) O passe é uma transfusão de energias psíquicas (...)” . Emmanuel.
“O passe, como gênero de auxilio, invariavelmente aplicável sem qualquer contra-indicação, é sempre valioso no tratamento devido aos enfermos de toda classe (...)”. André Luiz.
“É muito comum a faculdade de curar pela influencia fluídica e pode desenvolver-se por meio do exercício (...)”. Allan Kardec
“O passe é a ação ou esforço de transmitir, para um outro indivíduo, energias magnéticas, próprias ou de um Espírito, a fim de socorrer-lhe a carência física e, ou mental, que decorre da falta dessa energia”. Salvador Gentile.

OS OBJETIVOS DO PASSE

EM RELAÇÃO AO PACIENTE - objetiva o reequilíbrio orgânico (físico), psíquico, perispiritual e espiritual do paciente.“às vezes, o que falta ao obsidiado é força fluídica suficiente; nesse caso, a ação magnética de um bom magnetizador lhe pode ser de grande proveito”. Allan kardec.
EM RELAÇÃO AO MÉDIUM – oportunidade sagrada de praticar a caridade sem mesclas, sem falar na benção de podermos estar em companhia de bons Espíritos que, com carinho, diligencia, amor, compreensão e humildade se utilizam de nossas ainda ilimitadas potencialidades energéticas em beneficio do próximo.
EM RELAÇÃO À CASA ESPÍRITA – O Centro Espírita tem necessidade de promover reunião (ões) de assistência espiritual onde, entre outras providencias, haja a “(...) aplicação de passe e fluidificação de água, objetivando a mobilização de recursos terapêuticos do plano espiritual às pessoas carentes deste auxilio”.Livro – Orientação ao Centro Espírita – Cap. V²¹.
O CULTO DO EVANGELHO NO LAR
A prática do Evangelho no lar é fundamental para a família fortalecer seus laços de amor e união no trabalho diário do reajuste espiritual. A paz do mundo começa entre quatro paredes, sob as telhas que nos acolhem, no conforto do calor humano. Segundo Jesus, o berço doméstico é a primeira escola e o primeiro templo da alma. O lar, onde a família pratica o evangelho com base no amor e respeito, torna-se um foco de luz onde os mentores espirituais buscam os recursos para ajudar os irmãos necessitados.
COMO FAZER O EVANGELHO NO LAR
Primeiro marcamos um dia e hora apropriado para nós e nossos familiares, conscientes de que este é o momento de intimidade da família com Jesus. As reuniões deverão ser realizadas todas as semanas e não esporadicamente. O culto do Evangelho não deverá ser transferido para outro dia por impedimentos circunstanciais. Somente uma forte razão deverá impedir que ele se realize no dia e hora determinada. A reunião não deverá ser muito prolongada, podendo ter, portanto, cerca de 30 minutos de duração.
PRECE INICIAL
Iniciamos com uma simples e espontânea prece.
LEITURA DO EVANGELHO
Fazer a leitura de um trecho do Evangelho. O Evangelho poderá ser aberto ao acaso ou mesmo ser estudado sequenciamente.
COMENTÁRIOS SOBRE O TEXTO LIDO
Os comentários são breves, feitos por todos ou por alguém que se disponha, expondo o que entendeu da leitura.
VIBRAÇÕES
A impotância da vibração está no impulso mental que é dado, na vontade sincera de querer ajudar. Enquanto uma pessoa profere as vibrações, os outros, em pensamento sempre ligados a Jesus, vão envolvendo mentalmente, neste clima radiante, as pessoas ou situações que estão sendo mencionadas.
VIBRAÇÕES DE AMOR
Pela fraternidade e paz a todo o Planeta Terra; Pelos viciados em qualquer tipo de droga; Pela renovação interior dos presidiários; Pelos doentes e desabrigados de toda Terra; Pela implantação do Evangelho em todos os lares; Pelo equilíbrio e paz de toda a família; Pelo perdão e concórdia dos que não sintonizam conosco, visualizando a união e amizade mútuas; Pela cura e sustentação dos familiares e amigos que estejam doentes ou precisando de ajuda (podendo citar os nomes); Pelas pessoas que estão presentes no Evangelho; Pelo lar onde está sendo feito o Evangelho.
PRECE DE ENCERRAMENTO
Ao final, proferir prece simples e espontânea, agradecendo ao Mestre Jesus, ao Plano Espiritual que deram sustentação ao Culto do Evangelho no Lar, num clima de paz e de harmonia.

"Organizemos o nosso agrupamento doméstico do Evangelho. O Lar é o organismo social. Em casa, começa nossa missão no mundo."
Sheilla

Postagens mais visitadas